Monitoramento de Fauna e Flora do Projeto BAMGES

Vagner de A. Gabriel, 18 de fevereiro de 2020.

Com seus 20 anos de atuação, a Casa da Floresta, em uma parceria única com duas empresas do setor florestal – Suzano e Veracel – está atuando em um audacioso projeto. Trata-se do Projeto BAMGES, um monitoramento de flora e fauna que está sendo executado em uma área de cerca de 860 mil de hectares, nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

A Casa da Floresta, que até então vinha assessorando as duas empresas no que se refere aos estudos ambientais, delineou o método de padronização do programa de monitoramento integrado. A expectativa é que, com o delineamento amostral padronizado e adaptado às peculiaridades de cada remanescente, as empresas otimizem recursos e tenham refinamento de informações sobre as espécies que ocorrem no território.

Este projeto possibilita o estudo da biodiversidade e conservação de espécies nativas da fauna e flora em uma região de extrema riqueza biológica, com muitas espécies ameaçadas de extinção e de distribuição restrita, ou seja, que ocorrem apenas na região.

Para tanto, todo nosso rol de especialistas e estagiários em estudos da flora e fauna está envolvido. É muito motivador gerar informações que direcionam estudos específicos em prol da conservação biológica, em especial daquelas ameaçadas de extinção. Até o momento, o projeto conta com 466 espécies de aves e mamíferos de médio e grande porte, dos quais 68 estão ameaçados. Quanto à flora, são 1262 espécies vegetais, estando 114 ameaçadas. Como espécies de interesse conservacionista, podem ser citados: crejoá (Cotinga maculata, foto ao lado), mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii), onça-pintada (Panthera onca), onça-parda (Puma concolor), mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), e peroba-amarela (Paratecoma peroba).

Como possibilidades de aplicação dos dados, além de atender a critérios de certificação florestal, o Projeto BAMGES prevê o estabelecimento de parcerias para desenvolvimento da ciência e fortalecimento de outras iniciativas confluentes aos mesmos objetivos do projeto.

Algumas publicações científicas que desenvolvemos foram estudos realizados dentro da área de abrangência do BAMGES, e você pode acessá-las nos links abaixo:

Sobre esta iniciativa você pode ver também em:

https://www.celuloseonline.com.br/veracel-e-suzano-se-unem-para-realizar-o-maior-monitoramento-privado-de-fauna-e-flora-do-pais/

Fale conosco no WhatsApp