Global Big Day 2019

A Casa da Floresta no Global Big Day

Fernando I. de Godoy, 07 de maio de 2019.

Em comemoração aos seus 20 anos de existência, a Casa da Floresta está planejando uma série de eventos e intervenções ao longo de 2019. Um deles foi a participação no maior evento de observação de aves do mundo, o Global Big Day, que aconteceu no dia 04 de maio de 2019. O relato desta aventura segue abaixo.

No Global Big Day, os observadores de aves do mundo todo tentam registrar o maior número possível de espécies em apenas um dia. Nossa equipe foi formada pelos pesquisadores Fernando Igor de Godoy, Arthur Macarrão, Rodrigo Bernardo e Julio Henrique Magalhães, os quais percorreram aproximadamente 200 km na região leste do estado de São Paulo, passando por diferentes ambientes.

Logo cedo, por volta das 3h40, a equipe já iniciava o dia com a busca por corujas e outras aves noturnas. O café estava sempre presente nos momentos de parada.

Por volta das 5h50, quando o dia começava a amanhecer, nossa equipe já havia registrado 4 espécies de coruja, um curiango e também um macuco e um jacu, que cantaram ainda no escuro.

Continuaram a expedição pelas florestas da Mata Atlântica de baixada. Quando os primeiros raios de sol atingiram a floresta, despertando as aves e os outros animais, a cantoria começou. Permaneceram até às 9h, quando atingiram 90 espécies registradas.

Ainda na região, visitaram os bebedouros de beija-flores do Sr. Jonas, um lugar fabuloso para fotografar essas aves, pois há dezenas de indivíduos o tempo todo e a maioria nem se importa com a presença dos observadores. O Sr. Jonas é um grande admirador dessas aves e, por isso, coloca diversos bebedouros.

Dali a equipe seguiu para a região litorânea, onde visitou rapidamente praias, mangues e restingas. Com gaivotas e trinta-réis, somaram-se 100 espécies registradas.

Subindo a Serra do Mar, fizeram diversas paradas, com o objetivo de contemplar a distinta avifauna dos gradientes altitudinais. Percorrendo estradas que cortam o Parque Estadual da Serra do Mar, no núcleo Santa Virgínia, chegaram por volta das 13h em outro ponto, mundialmente reconhecido do birdwatching (observação de aves), a Pousada Oikos. Foram recepcionados pelo dono, Josiel Briet, o qual permitiu que observassem algumas espécies em seus bebedouros e comedouros.

A equipe seguiu direto para os arrozais de Taubaté, um lugar rico em aves de áreas abertas e também aquáticas, que utilizam as plantações de arroz que são cultivadas em ambientes úmidos. Até o momento 175 espécies já haviam sido registradas.

Em seguida, subiram para as florestas de araucária de Campos do Jordão, onde o tempo acabara de melhorar, pois havia chovido o dia todo. Lá conseguiram atingir 200 espécies, com o registro do pi-puí (Synallaxis cinerascens), e viram o anoitecer nos campos de altitude do Pico do Diamante, na companhia do caminheiro-de-barriga-acanelada (Anthus hellmayri).

Assim que anoiteceu, quando algumas aves diurnas ainda davam seus últimos pios, o bacurau-da-telha (Hydropsalis longirostris) começou a cantar e chegou até a voar entre a equipe. A busca por corujas reiniciava e se estendeu até às 19h30, na procura, principalmente, do caburé-acanelado (Aegolius harrisii), uma ave mística para os ornitólogos da equipe. Ao tocar diversas espécies, a coruja-listrada (Strix hylophila) veio curiosa observar. Sabe-se que na verdade, o fato de reproduzir o som de corujas menores a atrai por ser predadora das mesmas.

A equipe seguiu para Santo Antonio do Pinhal, onde iria encerrar as atividades. Todavia, resolveu insistir na busca mais um pouco, afinal era Global Big Day! A última coruja cantava ainda na pousada que iriam ficar e assim fechou a lista: 214 espécies às 20h30.

Confira a lista de aves registradas no link https://ebird.org/view/checklist/S55917029.

Confira os participantes no Brasil e sua colocação no link https://ebird.org/top100?locInfo.regionCode=BR&yr=BIGDAY_2019a. 

Fale conosco no WhatsApp